Trabalho
CURSO DE DIREITO
KARINA DONINELLI JEAN FELIPE DECKERT
COESÃO E COERENCIA
CRUZ ALTA/RS
2013
1 INTRODUÇÃO
Não basta apenas termos ideias, é necessário saber organizá-las, pois um texto não é um amontoado de frases, colocadas uma após as outras, pelo contrário, elas se entrelaçam para que possam estabelecer a significação do texto de modo uno e coerente. Assim, um texto exige planejamento e muito trabalho, até encontrarmos a forma perfeita de entendimento e clareza do leitor/ouvinte. A escrita exige cuidados especiais como a coerência e a coesão textual. A coerência deve ser entendida como a unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar. Podemos ainda perceber que um texto bem construído existe a conexão entre as partes que o compõe e entender a interligação entre elas. Essa conexão entre os diversos enunciados que aparecem no texto chama-se coesão.
Esse trabalho tem como objetivo abordar os conceitos de coerência e coesão, mostrando o papel e a importância de cada um desses mecanismos, não só para a leitura e a compreensão de textos, como também pra sua produção.
2 COERÊNCIA E COESÃO
2.1 Conceito e Aplicação da Coerência
A definição encontrada em um dicionário para coerência é:
Coerência: [s.f.] 1. qualidade, condição ou estado de coerente; 2. ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão.
O conceito de coerência refere-se ao nexo entre ideias, acontecimentos, circunstâncias. A coerência textual é a relação existente entre as partes do texto, é o vínculo entre as ideias expostas nele, essa é responsável pela percepção de sentido.
Para julgarmos um texto coerente ou não devemos levar em consideração o contexto, pois esse determina a plena interpretação, deve-se levar em conta a intenção comunicativa, bem como os objetivos,