Trabalho
O resultado da atividade econômica de um país também pode ser medido pelo conceito de Despesa nacional.
Despesa Nacional é o gasto dos agentes econômicos com o Produto Nacional. Revela quem são os setores compradores do produto nacional. Nesse sentido, apresenta o mesmo valor do produto nacional, só que medido pela ótica de quem comprou o produto, e não de quem vendeu.
Temos então um resultado interessante, denominado identidade básica das contas nacionais, qual seja,
Produto Nacional = Renda Nacional = Despesa Nacional
Outras Medidas Agregadas
Do total de bens e serviços finais produzidos pela economia num determinado período de tempo, uma parte desses bens refere-se a máquinas e equipamentos que vão se incorporar ao estoque de capital da economia. Entretanto, parte desse capital vai, na realidade, repor aquela parcela de equipamento que foi desgastada no processo de produção. O valor dessa parcela de máquinas e equipamentos desgastados pelo processo produtivo é a depreciação.
Assim, o Produto Nacional Bruto considera o total geral de bens e serviços finais produzidos pela economia, e o Produto Nacional Líquido considera somente a produção de bens finais, em excesso àquela produção, que se destinou a repor o estoque de capital consumido no período. Resumindo, podemos dizer que:
PNB = PNL + Depreciação
Mas, qual a diferença entre Produto Nacional Bruto e Produto Interno Bruto?
Para respondermos a essa pergunta, precisamos levar em consideração que alguns fatores de produção são de propriedade de residentes no exterior. Da mesma forma, alguns residentes no país têm fatores de produção sendo utilizados em outros países.
A solução para esse problema é abrirmos mais uma conta de produto, ou seja, produto interno, na qual só se consideraria o pagamento a fatores de produção de residentes.
Então, a diferença entre produto interno e produto nacional seria exatamente a renda líquida enviada para pagamento de fatores de propriedade de