Resenha: cultura e identidade
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PLENA
DENILTON SANTOS DOS REIS
RESENHA CRÍTICA: A produção social da identidade e da diferença
Salvador
2013
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da escrita. in. SILVA, T. T. (Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. P. 73-102. O capítulo “A produção social da identidade e da diferença” escrito por Tomaz Tadeu da Silva faz parte da obra “Identidade e Diferença” organizada pelo mesmo, que é graduado em matemática com doutorado em pedagogia e classe social. “Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: currículo, diferença, Deleuze, Foucault, neoliberalismo, Estudos Culturais, identidade e pós-modernismo.”
O texto é composto de dez seções, o conjunto desses, objetiva responder “como se configura uma pedagogia e um currículo que estivesse centrados não na diversidade, mas na diferença, concebida como processo, uma pedagogia e um currículo que não se limitassem a celebrar a identidade e a diferença, mas que buscassem problematiza-los.” (p. 74)
No decorrer das seções subtematizadas o autor vai ampliando e responde em cada
Na seção dois, com título “Identidade e diferença: aquilo que é e aquilo que não é” o autor afirma que identidade e diferença são inseparáveis, pois ambas, segundo o autor, “dependem de uma cadeia, em geral, oculta de declarações negativas sobre (outras) identidade. Assim como a identidade depende da diferença, a diferença depende da identidade. Identidade e diferença são, pois, inesperáveis”. (p. 75). Essas declarações negativas citadas pelo autor são enfatizadas na seção 3, com título “Identidade e diferença: criaturas da linguagem” onde o autor afirma que a identidade e a diferença são produzidas ativamente como produtos cultural e social, criações estas realizadas através de atos de linguagem. Utilizando como