Trabalho
A economia do país pode variar, ocorrendo aumento ou queda no nível de atividades. O governo tem total influencia, podendo estimulá-la, se o objetivo é aumento no nível de atividade o governo age cortando impostos e/ou elevando gastos, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e portanto o consumo. Se o objetivo for queda no nível de atividade a estratégia usada é o inverso havendo aumento de impostos e/ou elevação dos gastos.
Os impactos nas empresas são diversificados, se houver uma diminuição da demanda, as empresas reduzem a produção e seus quadros de funcionários, e por conseqüência há um aumenta o desemprego no país. Havendo um aumento da demanda poderá ocorrer escassez, onde os estoques desaparecem e os preços sobem superando a capacidade produtiva da economia.
Em setembro desse ano o governo anunciou aumento de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto de Produtos Industrializados) de carros e caminhões com a intenção de atingir principalmente veículos importados e favorecer a venda de produtos nacionais. As indústrias nacionais serão beneficiadas ficarão livres do aumento de impostos, e as fabricas que produzem até 65% dos produtos nacionais. (Do UOL Economia, em São Paulo)
Com o aumento do IPI as empresa de produtos importados sofrem um grande impacto, diminuído a procura e vendadas de seu produtos, porém as grandes beneficiária serão empresas de produtos nacionais que por conseqüência aumenta sua demanda.
O governo age na política monetária do país sobre a quantidade de moeda em circulação, o credito, taxas de juros, controle da liquidez global do sistema econômico. Sendo que o objetivo principal do governo é o controle da economia visando defender o poder de compra da moeda.
Um das formas que a política monetária por intermédio do governo