Relatório calor específico
Relatório de Física Experimental
Prática 08: Dilatação Térmica
Curso: Engenharia Metalúrgica
Sumário
Objetivos Página 03
Material Utilizado Página 03
Fundamentação Teórica e Páginas 03 e 04
Pré laboratório
Procedimento Experimental Página 04
Coleta e Tratamento de Dados Páginas 05 e 06
Questionário Páginas 07 e 08
Conclusão Página 09
Bibliografia Página 09
2
1- Objetivos
- Este laboratório teve como objetivo o conhecimento, o aprendizado a e a familiarização com o tema dilatação térmica e a determinação dos coeficientes de dilatação linear dos materias através de experimentos.
2- Material utilizado
- Dilatômetro;
- Tubos ocos de: aço,latão e alumínio;
- Relógio comparador;
- Quistato;
- Termômetro;
- Fogareiro elétrico.
3- Fundamentação teórica
Um corpo é formado por moléculas que podem absorver ou perder calor. À agitação das das moléculas desse corpo,damos o nome de temperatura. Ao absorver calor,um corpo sofrerá maior agitação dessas moléculas,causando um aumento em sua temperatura. Esse aumento de temperatura e aumento do grau de agitação das moléculas faz com que o corpo ocupe um volume maior,pelo fato de o campo gravitacional de agitação das moléculas aumentar. Esse aumento das dimensões de um corpo com o aumento de temperatura é chamado de dilatação térmica.
O aumento nas dimensões do corpo é característico de cada material pois,além de depender da temperatura,também depende de um fator chamado coeficiente de dilatação. Existem três tipos de dilatação:
A linear,que acontece quando os corpos variam em comprimento com o aumento de temperatura e essa variação é diretamente proporcional ao seu comprimento inicial e a sua variação de temperatura, como podemos ver na fórmula: