Arte e cultura na bahia
A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço das mais típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.
Museus da Bahia
Alguns museus da Bahia são Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arte da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Memorial dos Governadores Bahia, Museu Gastronômico da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado e Museu Geográfico da Bahia.
Festas
Na Bahia ocorre várias festas durante o ano todo, as principais são a Lavagem do Senhor do Bonfim, o Carnaval da Bahia e as diversas micaretas que ocorrem no ano todo. Há também o São João que ocorre mais no interior do estado, mas que também ocorre no Pelourinho. Na capital acontece sempre no começo do anos o Festival de Verão e no interior o Festival de Inverno.
Feriados da Bahia
2 de julho, Independência da Bahia, Em comemoração ao fato histórico ocorrido nesta data.
Literatura Bahia
Os romances estão reduzidos a pequenos versos e trechos que lembram o período medieval. O romance de Juliana e Dr. Jorge, o Conde Alberto, o Bernal Francês e muitos outros. Existe uma literatura de cordel que continua a transmitir a tradição através da cantoria dos violeiros.
No período mais recente, temos uma Bahia pródiga de autores imortais, como Castro Alves, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro. Os dois últimos são autores excepcionais, de literatura fácil e rica de detalhes sobre a Bahia. São, ao mesmo tempo, radiografias da vida no estado.
Artesanato
A cerâmica ornamental e utilitária (denominada de louça de barro, uma herança de nossos índios, aperfeiçoada com a introdução do torno), renda de bilro ou de almofada, bilê e outros tipos de bordados. Objetos feitos de couro, de madeira (santeiros) e também tecelagem, pilão, gamela, bonecas de pano, metal, lapidadores de