economia
O presente estudo, portanto, tem como objetivos apresentar, discutir e compreender o processo de modernização das artes visuais na Bahia. Para o desenvolvimento desta abordagem foram utilizados trabalhos de outros autores sobre a temática da Arte Moderna na Bahia que serão oportunamente discutidos. Além de estudos anteriores, buscou-se, também, como fontes primárias, artigos de jornais da época e a observação de algumas obras de artes que testemunham a história da Arte Moderna na Bahia. Antes de prosseguir, é preciso esclarecer que o conceito de moderno nas artes que será abordado neste trabalho é o de moderno como inovação, diferenciação e ruptura ao que se produzia anteriormente.
Maria Helena Ochi Flexor em seu trabalho também esclarece o conceito de modernidade utilizado. “modernidade como contraposição ao clássico-realista. Entenda-se modernidade como etapa decorrente do movimento de construção de um novo tempo, destruidor de uma cultura já falida, que se designa como arte moderna ou modernismo na Bahia.”
A BAHIA E A ARTE ANTES DA MODERNIDADE Ao se estudar História da Arte na Bahia nas primeiras décadas do século XX, percebe-se claramente que pouca coisa mudou em relação ao século anterior. As principais instituições de ensino de arte (a Escola de Belas Arte e o Liceu de Artes e Ofícios) sebaseavam em modelos europeus, principalmente de Paris, que chegaram ao Brasil com a Missão Francesa de 1816 e pregavam idéias neoclássicas.
Nos trabalhos anteriores a este sobre a arte moderna na Bahia, percebe-se uma preocupação em se comparar o momento histórico da arte