Somos o que pensamos
È comum a gente conhecer pessoas que desistem facilmente. Rostos abatidos, semblantes caídos, braços cruzados, caras carrancudas. Frases como: “pra que tentar”, “não vou conseguir”, “isto não é pra mim” são comuns nas bocas das pessoas que limitam o seu próprio mundo, não buscam novas oportunidades, pessoas que não se arriscam a alçar o vôo sublime da águia.
Quero neste momento convidá-lo a renovar a sua mente em Cristo porque Deus quer o melhor para nós. Porque renovar nossa mente? Porque somos aquilo que pensamos, “porque como imaginou no seu coração assim é ele” diz a Palavra de Deus em provérbios 23:07, e nada melhor que renovar a nossa mente com a Palavra de Deus. Que possamos irmãos ter pensamentos sadios para que o nosso corpo e a nossa alma sejam saudáveis, “tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Fil. 4:8.
Pensar em coisas saudáveis não é uma tarefa fácil porque a nossa mente é alvo do nosso inimigo que utiliza estratégias para nos derrubar, e a Palavra de Deus em Efésios 6:10 e 11nos adverte para isto quando diz: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas e ciladas do diabo”.
Uma das maneiras que podemos enfrentar esses pensamentos negativos é rejeitá-los e afirmar alguns versículos da Bíblia como: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Ef. 4:13. Aprendi com o psiquiatra e escritor Augusto Cury que “podemos virar a mesa dos pensamentos criticando a cada pensamento negativo, nos primeiros 5 (cinco) segundos que produzi-lo para evitar o registro doentio”.
Irmãos, aprendamos e praticamos pensamentos saudáveis porque somos aquilo que pensamos. Que possamos a criticar a rejeitar os