alfabetizaçao
“Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira – Bahia – Brasil
A EXPERIÊNCIA DOCENTE E A EXPRESSÃO DE SI
Gilvânia Maurício Dias de Pontes
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFRGS
RESUMO:
O texto constitui-se de reflexões acerca da relação entre arte e educação na produção da docência de educadores da infância. Ressalta-se a relevância dos processos expressivos em linguagens artísticas, vivenciados pelos educadores, como situações autorais em que o educador pode dizer de si e de sua cultura.
Palavras-chave: Arte. Educação. Docência. Formação.
RESUMEN:
El texto consta de reflexiones sobre la relación entre el arte y la educación en la producción de los docentes como educadores de los niños. Destacamos la importancia de los procesos de expresión en los lenguajes artísticos, como experiencia de los educadores, tales como las situaciones de autoría en la que el maestro puede decir de sí mismo y de su cultura.
Palabras clave: Art. Educación. Enseñanza. Formación.
Introdução
Neste artigo, deparo-me com o desafio de refletir sobre a relação entre arte e educação na produção da docência. Trato das práticas de formação docente fundamentadas pela consideração de que a “expressão de si”, a produção de linguagens no e pelos educadores, é um dos elementos desencadeadores da transformação de pensares/dizeres/fazeres na abordagem das linguagens artísticas na infância. “Expressão de si” que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, pessoal porque põe em andamento processos e repertórios individuais, e coletiva porque atravessada por experiências culturais. Para tanto, o texto traz, inicialmente, uma reflexão sobre a formação docente; em seguida discorre sobre as formas de pensar das artes em relação à educação; e na terceira parte aborda os pensares/fazeres da arte na docência através da narrativa de uma experiência de formação.
2082
19º