Trabalho
As Relações e Consequências da Abordagem Clássica da Administração com a Abordagem Humanista
1. ° Período de Administração/Contabilidade Noturno Yuri Natan | Aline | Cezar | Daniel | Maristela | Alunos:
GOIÂNIA – GOIÁS 2013
Sumário.
1. Introdução 2. A origem das Teorias Administrativas 3. Abordagem Clássica da Administração 4.1 Administração científica 4.2 Teoria Clássica 4. Abordagem Humanística da Administração 5.3 Teoria das Relações Humanas 5.4 As Decorrências da Teoria das Relações Humanas 5. As Relações entre a Abordagem Clássica da Administração e a Abordagem Humanística 6. Conclusão 7. Referências bibliográficas 8. Anexos
1. Introdução
As teorias administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico da sociedade , passava pela Administração – planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações – (Fayol).
Esse trabalho tem por objetivo, apresentar, através de pesquisas bibliográficas; as relações e consequências da Abordagem Humanística, evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas.
1. A origem das Teorias Administrativas
O século XVII foi marcado por profundas mudanças econômicas e sociais alguns países da Europa.
A industrialização na Grã- Bretanha teve início por volta de 1760 com a consolidação da monarquia parlamentar e as iniciativas governamentais de tornar prioridade o lucro privado e o desenvolvimento industrial.
Com a invenção da máquina a