Formas de tratamento
Segundo os gramáticos, estas formas pertencem à terceira pessoa, mas substituindo o "tu" (informal) da segunda pessoa. No português brasileiro, o pronomes de tratamento você (contracção de Vossa Mercê) é em várias regiões usado em substituição ao pronome pessoal tu, sendo em prática (geralmente) tido como pronome pessoal. Entre os pronomes pessoais, incluem-se os pronomes de tratamento, que se referem à segunda pessoa do discurso, mas cuja concordância é feita em terceira pessoa. Exemplos: Vossa Excelência, a Vossa Senhoria, Vossa Santidade, Vossa Magnificência, Vossa Majestade, Vossa Alteza etc.
| |
As cerimónias, encontros de acontecimentos, nos quais a pompa, o rito e a coisa solene têm o seu lugar, vê-se a necessidade do uso correcto das formas de tratamento, tendo em vista a presença de personalidades e, muitas vezes, de ocupantes de altos cargos públicos.
A finalidade do tratamento social é, segundo Câmara Júnior, 1985, encarar no ouvinte a sua eminência social e tomar essa qualidade de status alvo da comunicação.
É um assunto digno de estudo, pois , em todas as eras, é tema peculiar do trato entre as pessoas e hoje, provavelmente devido a evolução dos nossos costumes, tem sido motivo de questionamentos e dúvidas, em especial para o profissional comprometido em, amiúde, empregá-lo – o cerimonia lista.
A ponderação no uso das formas de tratamento nas cerimonias é necessária, pois, não raro, o brasileiro usa suposta forma de tratamento de maneira abusiva para intitular pessoas, a fim de aprazê-las e manter um relacionamento conveniente.
Talvez esse comportamento deva-se a um fato