Trabalho
A maioria das reações químicas que acontecem nos organismos são mais complexas pois envolvem pelo menos 3 moléculas diferentes e por serem, geralmente, reversíveis. Por exemplo:
Assim, as velocidades da reação serão:
Deste modo, a velocidade da reação é explicada pela teoria das colisões, que consiste basicamente na colisão das moléculas e essa colisão darão á elas uma pequena quantidade de energia, podendo assim, atingir um estado reativo, chamado “estado de transição“. Para que as moléculas cheguem nesse estado é necessário uma quantidade de energia definida como “energia de ativação” sendo esta, a barreira que separa os reagentes dos produtos. “ A redução no valor de energia de ativação pode ser obtida pela presença de catalisadores, e é o processo empregado pelos seres vivos para acelerar suas reações químicas”. (MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. 2ed. 1999) Podemos destacar como fatores que interferem na atividade enzimática o pH e a temperatura.
“ A maioria das enzimas apresenta um valor de pH para o qual a sua atividade é máxima – a velocidade da reação diminui à medida que o pH se afasta desse valor ótimo, que é característico para cada enzima”. (MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. 2ed. 1999) As enzimas apresentam grupos tituláveis nos resíduos de arginina, aspartato, cisteína, glutamato, histidina, lisina e tirosina; que são grupos importantes