Trabalho
O empreendedor, segundo J. B. Say é aquele que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento.
Nem todo negócio é um empreendimento, e muitas veze algumas pessoas acabam realizando isso sem saber que estão empreendendo, todas as pequenas empresas novas têm muitos pontos em comum, entretanto, para ser empreendedora, deve possuir características especiais. Deve-se lembrar que uma empresa não precisa ser pequena e nova para ser empreendedora.
O empreendedor é aquele que vê uma oportunidade em uma ideia, ou um aprimoramento em um negócio já existente que vai atender de maneira muito mais satisfatória as necessidades dos clientes, um exemplo claro que é citado no livro em questão é o caso da McDonald’s que não apresentou uma nova ideia, e sim, aplicou conceitos de administração e técnicas gerenciais, como a padronização do produto, desenhando processos e equipamentos, baseando o treinamento de seu pessoal na analise do trabalho a ser feito e a partir daí foi estabelecidos padrões de qualidade, o fato é que a partir do momento em que o empreendedor tem uma visão mais sistêmica do mercado ele consegue oferecer um diferencial aos seus clientes.
É errado afirmar que o empreendedor é um capitalista, tampouco um investidor, é claro que o capital é necessário e que assumir riscos é uma das características marcantes de todo empreendedor, mais é necessário entender que todos os riscos assumidos são calculados e procura-se diminuir ao máximo a probabilidade de erro.
Basicamente a inovação é que embala todo empreendedor, sabe-se que ela especificadamente significa o monitoramento das sete fontes para uma oportunidade inovadora. As quatro primeiras fontes estão dentro da instituição, seja empresarial ou publica, o segundo grupo de fontes para as oportunidades inovadoras, implica em mudanças fora da empresa ou setor. São elas: o