Conhecimento x ciência
O conhecimento e a ciência não apresentam relação direta, entretanto um complementa o outro, um existe devido o outro. O conhecimento é algo que é passado ao longo dos tempos, ele surge através da necessidade de resolução de alguns problemas enfrentado pela sociedade, ele não possui embasamento cientifico, ele faz parte do conhecimento coletivo. Uma das principais áreas de atuação do conhecimento é a da saúde, existem vários remédios, simpatias e crenças que foram criadas por nossos descendentes e passadas ao longo dos tempos. Todos nos possuímos algum tipo de crença, o conhecimento empírico é algo inerente ao ser humano, o conhecimento cientifico só existe devido às experiências do conhecimento empírico ou senso comum.
Apesar de ser algo que não possui eficácia comprovada o conhecimento é algo que em alguns casos resolve ou problema ou deixa a sensação de resolução do problema, é comum encontrarmos crenças que não apresentem eficácia cientifica, mas o efeito placebo auxilia na resolução do problema.
A ciência surgiu com o intuito de testar o conhecimento adquirido ao longo dos tempos, ela também é fundamentada no bem estar e melhoria da qualidade de vida da sociedade, a ciência é algo que foi testado e sua eficácia foi comprovada, entretanto ela não e imutável, nada na vida é eterno, não existe verdade absoluta. Com o passar dos anos a ciência vai se renovando “outras verdades” aparecem.
Portanto, a ciência e o senso comum não são verdades absolutas, existem fatos científicos que comprovam que algumas ações empíricas do conhecimento coletivo não funcionam, entretanto existem casos em que a ciência não consegue desmistificar, ou seja, o conhecimento de forma geral não é imutável, fato é que todos nós buscamos melhora na qualidade de vida, ora o conquistamos na ciência ora no conhecimento passado por nossos