A Vida como ela é
PARADIGMA “OPEN SOURCE” E A DINÂMICA ECONÔMICA E SOCIAL DA INOVAÇÃO
por
André Ricardo de Andrade Vasconcellos Luz
Rio de Janeiro
Junho de 2007
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XX, algumas modificações sociais como o aumento exponencial do fluxo informacional, a “virtualidade” das relações sociais e seus produtos e a efemeridade latente dos registros digitais (em suportes ótico-magnéticos), entre outras, promoveram um aumento da complexidade do contexto sócio-informacional de grande parte da sociedade global.
Contexto onde a informação social é ao mesmo tempo insumo, fenômeno e produto (e componente essencial nos fluxos informacionais), confundindo ou dificultando a análise de suas conseqüências frente às diversas áreas do conhecimento humano, incluindo a Ciência da Informação.
Abordar as características e conseqüências destas modificações impulsionadas tecnologicamente pelas necessidades militares (inicialmente) e comerciais (a posteriori) na nova estruturação do capitalismo - a chamada nova economia, ou mais recentemente Capitalismo Cognitivo será fundamental para compreender o impacto destas transformações nos processos sociais contemporâneos.
Sobre esta mudança de comportamento da informação, TARAPANOFF coloca:
“Os principais ativos desta nova forma de administrar são a informação e o conhecimento, que acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e a inteligência [...]” (2006, p. 9).
E complementa citando o novo desafio que se impõe à sociedade atual:
“Construir uma sociedade na qual todos possam criar, acessar, utilizar e compartilhar informação e conhecimento é o desafio que se impõe a todas as nações e corporações no mundo atual, intensamente baseado em tecnologias da informação e do conhecimento, no qual os ativos intangíveis adquirem importância crescente” (TARAPANOFF, 2006, p. 19).
Neste estudo utilizaremos o recurso