descriçao de imagem
Pintor surrealista, René Magritte nasceu a 21 de Novembro de 1898 em Lessines, bélgica depois muda se para a academia royal de belas artes em Bruxelas e morre lá com 68 anos. Quando tinha 13 anos viu o corpo da sua mãe ser retirado do rio Sambre, apenas com o rosto tapado com a camisola que usara nesse dia, pois esta tinha-se suicidado.
Les amants
Descrição objectiva:
Num primeiro plano posso ver que existem duas pessoas, com a cara vendada, provavelmente um homem e uma mulher. Pode se observar que a mulher possui uma túnica vermelha alaranjada e o homem com um casaco e uma gravata preta e uma camisa branca. Num segundo plano, atrás vê-se uma parede azul, de lado uma parede cor de laranja e em cima um tecto branco sujo.
Descrição subjectiva:
Este quadro poderá ter várias interpretações, eu vou citar três delas.
O que se destaca mais nesta pintura são as caras vendada que o pintor quando as desenhou, poderá ter-se inspirado na mãe, quando aos treze anos a viu sair do rio com a cara tapada com uma camisola branca, uma segunda interpretação pode ser a de que o amor é cego, visto que o homem e a mulher estão com a cara tapada, sobretudo os olhos a beijarem-se. Por último, pode se entender desta pintura é que para Magritte no verdadeiro amor as características faciais são o atributo menos importante.
As razoes da minha escolha foram:
Em primeiro lugar, por ter um gosto especial pelo surrealismo deste pintor
Em segundo lugar, porque René Magritte transpunha factos da vida dele para os quadros que pintou.