Imagens plantas
Ana Carolina SIMIONATO2
RESUMO
As Imagens digitais sofreram um aumento exponencial de seu número em nossa contemporaneidade e não se tem a disposição um sistema específico para a descrição e recuperação de imagens que contemple a lógica de descrição da Biblioteconomia e que obedeça as normas de autoria e de utilização de imagens. A ausência de um padrão de descrição ocasiona uma dificuldade no processo de busca, de acesso e de recuperação de recursos informacionais, no caso recursos imagéticos, interferindo no seu uso e reuso. O projeto se caracteriza por buscar na disciplina de catalogação, e nas regras internacionais para a descrição bibliográfica, orientações para a construção de formas de representação para a imagem digital. O estudo será descritivo-exploratório. A metodologia orienta-se pela pesquisa documental e empírica. Esperam-se como resultados encontrar no uso das tecnologias de informação e comunicação instrumentos importantes para a construção de um esquema de descrição imagens digitais, que contemple a lógica descritiva já definida na área para os recursos informacionais tradicionais.
Palavras-chave: Catalogação e tecnologias; Informação e tecnologia; Descrição de imagens digitais. 1 Introdução
Estamos todos vivenciando um mundo digital, onde a Internet se configura como um local de circulação de informações de rápido armazenamento e acesso. A grande massa de informações produzida neste universo digital é constituída hoje por imagens capturadas por mais de um bilhão de dispositivos: celulares, câmeras fotográficas, filmadoras e equipamentos de imagens médicas em todo o mundo.
O crescente uso dessas imagens e das informações nelas contidas, nos faz pensar em considerar a forma de seu uso e reuso, levando em conta principalmente, os direitos autorais com a sua correta atribuição nessas imagens. Para sua identificação e localização, a ausência de um sistema de descrição especializado,