Dissertação: A mente ética (Gestão sustentável de Negócios)
A mente ética
A sustentabilidade das cias é dependente do reconhecimento ético destas. Os dirigentes empresariais são cada vez mais a imagem e espelho da visão que os Stakeholders terão de cada negócio, portanto, a confiança da opinião pública na seriedade com a qual determinada empresa é dirigida, é capaz de fortalecer a marca, aumentar vendas e valorizar ações tão rápido quanto é capaz de fechá-la em função de algum ato antiético, sendo estes, desrespeitosos, irregulares, ofensivos contra a comunidade, clientes, o meio ambiente ou ainda os próprios funcionários internos.
Howard Gardner, que tem uma relação com a ética profissional há mais de 12 anos, desde 1995, psicólogo educacional e professor de cognição e educação em Harvard, indica que os lideres empresariais são de fato os que devem assumir a responsabilidade ética dentro das empresas. Desta forma, manter e restaurar a relação com clientes é também de fato sua responsabilidade. Em um contexto de gestão de qualidade nas cias, este assunto se torna delicado e trabalhoso, uma vez que falhas sempre ocorrerão, e a insatisfação de clientes deve ser tratada com respeito, justiça e agilidade.
A evolução de uma mente ética em lideres de qualidade é um diferencial significativo. Desenvolver a mente ética, segundo Gardner, é diferente de padrões de mente comuns como uma mente respeitosa, criadora, sintetizadora ou disciplinada. Uma mente ética é quando o individuo adota padrões elevados para si e para a organização a qual pertence, de forma que se torna capaz de transcender os afazeres cotidianos, seu próprio bem-estar, pois tem um compromisso mais importante com a missão que abraçou, com seu local de trabalho ou sua profissão.
No ambiente de mercado onde a concorrência sempre enfatizará falhas de qualidade do competidor principal e isso pode custar fatias do mercado rapidamente. Os líderes precisam agir eticamente na