Trabalho
O presente trabalho tem como finalidade fazer uma apresentação sobre aeroportos e o transporte aéreo. Na primeira parte é apresentada a definição, função, produção e as externalidades de um aeroporto. Na segunda parte o trabalho irá responder as seguintes questões: como funciona um aeroporto? Quem regula e quem opera? A terceira parte irá apresentar características para projetos e construção de aeroportos. Este trabalho se deu por meio de uma pesquisa documental.
O transporte aéreo é uma área muito dinâmica no cenário mundial, por meio dele as distâncias diminuíram e as oportunidades de negócio aumentaram consideravelmente, ele é um fator importante para o estimulo as relações econômicas e o intercambio de pessoas e mercadorias, dentro do país ou entre nações, principalmente dentro de um país com dimensões continentais como o Brasil.
1.1 Aeroporto
Para dizer o que é um aeroporto é necessário, primeiramente, definir o aeródromo que é a área destinada ao pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Sendo assim, de maneira objetiva, pode-se definir como aeroporto toda a área do aeródromo mais as instalações e facilidades para apoio as aeronaves e o embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Os aeródromos civis podem ser subdivididos em:
Públicos: constituem universidades e patrimônios autônomos, enquanto mantidas sua destinação específica pela União. Assim, só podem ser fechados mediante ato administrativo da Autoridade de Aviação Civil (no caso, a ANAC). Propriedades vizinhas aos aeródromos públicos estão sujeitas a restrições especiais, em relação ao plano básico de zona de proteção de aeródromos e ao plano de zoneamento de ruídos. São abertos ao tráfego através de processo de homologação.
Privados: só podem ser utilizados com a permissão de seu proprietário, sendo vedada sua exploração comercial - o proprietário não pode sujeitar os usuários de seu aeródromo ao pagamento de tarifas. São abertos ao tráfego através de processo de registro e