trabalho
Eletricidade
3° Einstein
Nomes:
Trabalho de física
Tema: Eletricidade
Transformando energia eólica em eletricidade
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores (grandes turbinas) colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, converte a energia eólica, em energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia elétrica.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.
Com base neste intuito, desenvolvemos nossa maquete, com um protótipo de pequena escala, de um gerador elétrico por energia eólica.
Para nosso projeto, usamos:
Superfície plana para a maquete, em madeira.
Casas em madeira.
Decoração em papel.
Fiações.
Palitos de picolé, para a base do gerador.
Motor 12 V.
Hélices de um cooler.
Lâmpadas LED’s
Conclusão
O vento gira as hélices conectadas ao mecanismo gerador e através do movimento das mesmas, convertem a energia eólica (mecânica) em energia elétrica. Obtendo assim eletricidade, podendo então, como no protótipo acender os LED’s. Conclui-se também que assim como, em nossa maquete sendo de pequeno porte, existe o mesmo esquema prático, de hélices e geradores em grande escala, a energia elétrica se dispõe em armazenadores, e como forma de uma eletricidade limpa, e talvez sem danos a natureza, ao invés de acender pequenos LED’s, sustentariam uma cidade.