trabalho
Morfologia
Os ovos de T. serialis são esféricos e cada um tem 32 a 38 de diâmetro. As larvas (cenuro) são brancas e quando amadurecem podem chegar a 40mm, enquanto o adulto pode atingir comprimentos de 3 até 5 metros.
Ciclo de Vida Os ovos são expelidos nas fezes do cão e ingerido pelo hospedeiro intermediário. No coelho os ovos eclodem dentro do intestino. A larva circula no sangue para viajar para o sistema nervoso central, músculos ou tecidos moles. Após cerca de 3 meses, a larva formar uma lesão 10 centímetros de largura chamado um metacestóide Coenurus. Uma vez que o metacestóide Coenurus foi consumido pelo cão, ele completa a sua metamorfose em uma tênia adulta. No canídeo, a larva fica no intestino e se alimenta do alimento que o hospedeiro ingere. Ela amadurece e pode tornar-se tão longa quanto 3 metros. O cestóide adulto produz ovos que estão espalhados no meio ambiente pelas fezes do hospedeiro definitivo.
Prevenção
O cão nunca deve ser alimentado com coelho cru e sempre que possível devem ser impedidos de captura e comê-los. Também é aconselhável que toda a carne, porco e peixes devem está bem cozido, antes do cão comer.
Sintomas
Os vermes ficam principalmente no intestino do hospedeiro final, que é o cão. O excesso de multiplicação destes vermes pode levar à diarréia e vômitos. Aos poucos, o cão perde bastante peso. O cão começa a lamber e arrastar o ânus em tapetes ou chão com frequência.
Taenia Multiceps É um tenídeo canino com estagio larval em forma de cenuro. Os hospedeiros definitivos; cães, raposas e outros canídeos. E os hospedeiros intermediários são; ovinos, caprinos e, ás vezes bovinos.
Morfologia
Os vermes adultos medem