Trabalho
(Carlos Drumond de Andrade)
As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular; esse tipo de brincadeira envolve fantasia e imaginação, dois elementos fundamentais para que a criança aprenda mais saber as relações entre as pessoas, sobre o eu e saber o outro.
Além, de estimular o brincar de faz de conta, as cantigas de roda também compõe um universo criativo e imaginário, onde as crianças através do contato com as músicas tradicionais da infância que percorreram diversas gerações, vão sendo capazes de reconstruir as suas próprias canções, num intermediário entre a ilusão e a realidade, constituindo um exercício da continuidade e ruptura que necessita para investir na conquista de si e do mundo.
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas, são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executados em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
BRINQUEDOS CANTADOS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE LONDRINA
3° ANO DO
CURSO DE FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LONDRINA
2010
1. CIRANDA CIRANDINHA
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora
2. A Barata Diz Que Tem
A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da