trabalho
A cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Sua aplicação com esses fins teve início com as civilizações do Oriente Próximo e Ásia.
Na arquitetura europeia, a cerâmica de revestimento se fez presente desde que os primeiros edifícios de tijolo ou pedra foram erguidos. O seu uso na arquitetura foi dirigido tanto a um apelo decorativo, quanto prático. Em razão de suas características o azulejo torna as residências mais frescas e reduz os custos de conservação e manutenção, já que é refratário à ação do sol e impede a corrosão das paredes pela umidade.
como é produzido
A primeira etapa da produção seria a extração da matéria prima e sua armazenagem.
As matérias primas são classificadas como plásticas (argilas plásticas para queima branca ou clara, a argila fundente para a queima vermelha e o caulim) e não plásticas (filitos, fundentes feldspáticos, talco e carbonatos). Os primeiros fornecem à massa a plasticidade para a qualidade mecânica e os segundos, propriedades térmicas para a queima da massa.
A segunda fase é a preparação dos materiais: o pó resultante da massa e o esmalte para a cobertura vitrificada.
A massa pode ser extrusada ou prensada, a extrusada é uma pasta com aproximadamente 15% de água, que é pressionada através de uma abertura que reproduz a seção transversal da peça que sai em uma fita contínua que é cortada conforme as dimensões das peças. A prensada é composta de aproximadamente 5% de água e é compactada por pressão de um embolo de prensa em um molde pré definido.
Em seguida é feito o processo de secagem através de ar quente para reduzir a umidade para aproximadamente 1% de água.
A próxima etapa é a queima que pode ser monoqueima (em que o esmalte é queimado simultaneamente com a base) ou biqueiama (onde queima primeiramente a base e depois é aplicado o esmalte e novamente queimado), mas esse ultimo processo é mais