Trabalho
De
Geografia
Grupo: Asvzdliwecdsdva\dne Nº 1 CDAVdadddVArolaid\vddne Nº RdaadvavDAdavdvAdddddul Nº 24 TfsvdvdfDFhdSAf\vfbdz\sdais Nº 32 V\fb\f\sbzgbisffsb\nífvbcius Nº 34
Tema do trabalho: Guerra da Coréia
Série: 2º ano
Sala: 01
Guerra da Coreia
A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.
A Coreia, dominada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, foi dividida, em 1945, após a derrota do Japão, entre norte-americanos e soviéticos. Mesmo antes do término da guerra, já se havia determinado o paralelo 38° Norte como limite geográfico para atuação militar dos soviéticos e norte-americanos.
Após a Segunda Guerra, os limites estabelecidos transformaram-se em divisão real, surgindo dois Estados coreanos, sob a ocupação de cada uma das duas potências: a República Popular Democrática da Coreia do Norte, sob a ocupação soviética, e a República da Coreia, ao sul, sob o domínio norte-americano.
Depois de diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte. Em 1953, a Coreia do Sul, apoiada por Estados Unidos e outros países capitalistas, apresentava várias