Redução de solução de CuSO4 por zinco metálico
Larissa Mendes1, Mariluce Morais Silva 2 , Renato Rodrigues de Souza3
Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo. BR 153, Km 97 – CEP: 75001-970. Anápolis – GO. larissinhamcesargmaill.com1 marymrhp@hotmail.com2, quimicapronatec@gmail.com3
Palavras Chave: Oxirredução,
Introdução
Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si. Essa palavra é a junção de “oxidação + redução”, que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer.
A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons. Visto que os elétrons são partículas negativas, a carga elétrica (Número de oxidação – Nox) da espécie que perdeu elétrons aumenta, “fica mais positiva”, por assim dizer.
Já a redução corresponde ao processo inverso, ou seja, a espécie química ganha elétrons e fica com o Nox menor, “mais negativo”.
A espécie química que ganha elétrons recebe-os da espécie química que os perdeu e vice-versa. Por isso, dizemos que sempre que ocorre uma redução, ocorre também uma oxidação, e é também por isso que chamamos esses processos de reações de oxidorredução.
Além disso, se uma substância oxidou, é porque a outra espécie química ocasionou isso por retirar os elétrons dela. Assim, dizemos que a substância que contém o átomo que ganhou os elétrons ou reduziu é o agente oxidante, porque ela causou a oxidação do átomo ou íon da outra substância reagente.
Por outro lado, a substância que contém o átomo que forneceu os elétrons, isto é, que oxidou, é o agente redutor, porque ele causou a redução da outra espécie química.
Algumas dessas reações são muito uteis para a indústria. O Ferro, por exemplo, e extraído pela combinação do minério de ferro com o monóxido de carbono (CO), num alto forno. Nessa reação o minério perde oxigênio para formar o ferro (Fe) e o CO recebe oxigênio para