Trabalho
Ao longo dos anos, a deficiência foi sendo vista de distintas maneiras aos olhos da sociedade. No século XX, era associada a uma condição ou função considerada deteriorada relativamente à situação geral de um individuo. O termo costumava fazer referência à deficiência física, à deficiência sensorial, à deficiência cognitiva, à deficiência intelectual, às doenças mentais e a diversos tipos de doença crónica.
Nestes últimos anos, porém, a deficiência passou a ser considerada pelos direitos humanos. Desde então, tem-se vindo a iniciar uma busca no sentido de manter a deficiência dentro da sociedade, com atitudes de inclusão e normas de acessibilidade.
2° Descreva os principios universais o ferramental básico para a discussão de dilemas éticos em relação aos deficientes .
São 4 os principios universais que são : a autonomia , a beneficência, não-maleficência e a justiça.
A autonômia tem como primeira ação organizada as pessoas com deficiência que foi o movimento de vida idependente que surgiu em 1960.O movimento era afirmar a capacidade do próprio deficiente para administrar sua vida sem , qualquer decisão de outro individuo , assim tendo voz de suas própria das coisas que te diz respeito .
Um dos outros principios é a justiça , que para a ética é universal aplicada as nescessidades especificas , focando ações sociais a favor das pessoas mais nescessitadas assumindo então a aqueles que tem poucos recursos , devendo a essas pessoas o dever de proteção do estado impondo restrições da autonomia.
Os principios da beneficência está relacionada com a pessoa na qual o deficiente é o polo-frágil e o não-deficiente que passa a agir como fonte de poder , pois muitos que adotam esta postura estão aplicando o principio da beneficência que tem como significado fazer o bem .
E temos o principio da não-maleficência que tem como significado não aflingir danos intencionamente , e assim esvitar