Trabalho
Conceitos da Sociologia de Durkheim: Fato social. Aluna: Sirnane P. LimaTurno: NoturnoTuma: III Modulo, Informática.
BRUMADO – BA
Abril – 2015
De acordo com Èmile Durkheim, o principio da sociologia deu-se na separação da sociedade feudal e com o equilíbrio da civilização capitalista. Esse pensamento foi desenvolvido em trabalho de vários pensadores que se voltaram a entender as novas situações sociais, econômicas, politicas e culturais. Como consequência da rápida industrialização e urbanização deu se o aumento da prostituição, alcoolismo, da criminalidade, epidemia dos bolsões da miséria. A Sociedade passou a ser um problema, um objeto que precisava ser investigado e modificado.
O Pensamento cientifico no meio da Sociologia, Durkheim em sua obra exerceu vasta influência nas Ciências Sociais. A pesar de ser posterior a Marx, é considerado o pai da Sociologia, pois ele que vai estruturar, de fato, a ciência sociológica na França, tendo dedicado toda sua carreira ao desenvolvimento dessa ciência, metódica e rigorosamente objetiva.
Como a Sociologia surge para pensar os fenômenos sociais, logo tornou-se necessário definir uma categoria para classificar o que deveria ou não ser estudado pela sociologia. A partir dessa concepção, Durkheim criou o conceito categorizador denominado “Fatos Sociais” para classificar os fenômenos que seriam ou não objeto de estudo da sociologia.
Temas e conceitos fundamentais da Sociologia de Durkheim
1. O fato social
É o objeto da Sociologia. Os fatos sociais “são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder coercitivo”, e que exercem influências sobre o indivíduo.
Os fatos sociais possuem três características:
A exterioridade: os fatos sociais existem antes do nascimento do indivíduo e atuam sobre ele independente de sua vontade.
A coercitividade: os fatos sociais exercem força social e força sobe os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras