TRABALHO
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
JONATAN LUIZ LEMOS
CRUZADAS DE SCHOREDER
CAÇADOR
2015
Sistema
É um conjunto de partes que interagem entre si, com um objetivo comum, que atuam de acordo com os insumos no sentido de produzir um resultado.
Administrar: é um processo de tomada de decisão (planejamento, organização, execução e controle) sobre recursos necessários (pessoal, estratégias, informações, tecnologia, financeiros, materiais, equipamentos, instalações, etc.) visando atingir objetivos empresariais predefinidos.
Administração da Produção e Operações:
Conceito: diz respeito às atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. É o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços).
Produtos: algo físico, tangível; Podem ser estocados / matéria prima padronizada / produtos finais padronizados / os processos podem ser automatizados.
Serviço: uma ação praticada que envolve (interação) prestador e cliente (um serviço é prestado e pode envolver materiais e equipamentos). Não podem ser estocados / difícil padronização / intensivo em mão de obra.
Exemplos / vantagens e desvantagens / participação na economia mundial e regional / (valor de forma)
Sistemas de Produção
É a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços.
É a maneira pela qual se organiza a produção de bens e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
Tipos de Sistemas de Produção e principais características
Sistemas de produção contínua (fluxo em linha): produção em massa e processo contínuo.
Alto volume de produção / baixo custo unitário / equipamentos especialistas / alto investimento / baixa flexibilidade / custo fixo alto / linha de montagem / processo contínuo (refinaria, indústria químicas e de