Trabalho
A notícia não é boa para o equilíbrio ecológico da região pantaneiraImprimir
Pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal indica que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal. A conclusão é do coordenador técnico, chefe de pesquisa e fotógrafo do projeto, Douglas Trent. Segundo ele, aves como a curica, a esmeralda-de-cauda-azul, o mutum-cavalo, a garça-da-mata, o gavião-de-anta, o araçari-miudinho-de-bico-riscado e o alegrinho-do-rio, até algum tempo avistadas somente na Amazônia, estão descendo o Rio Paraguai e indo para o Pantanal.
A notícia não é boa para o equilíbrio ecológico, uma vez que as espécies da Amazônia e as do Pantanal disputam os mesmos alimentos. E isso pode acarretar a redução ou a extinção de espécies. A curica (Amazona amazonica), um papagaio, é uma ave comum da Amazônia, mas não deveria ser comum ter tantos registros da espécie no Pantanal.
É a quinta vez em uma viagem de pesquisa que Douglas Trent, ecólogo e fotógrafo de natureza, reconhece a ave e mais oito espécies do Bioma Amazônia, na região de Cáceres, no Pantanal. A grande dúvida do pesquisador são as razões que estariam trazendo esses animais para a região. E por quê essas aves parecem cada vez mais tomar o lugar da espécies naturais do Pantanal. No caso da curica, ela teria dominado a região que antes era do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).
Inventário
Um dos esforços de Trent envolve o levantamento populacional das aves do Pantanal de Cáceres, onde coordena a pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, no Mato Grosso.
“Temos apenas registros aproximados, no Brasil, infelizmente por falta de pesquisas, ainda se sabe muito pouco sobre a população das aves e outros animais de um determinado bioma. Todas as informações sobre espécies ainda são muito estimadas, ao menos na região onde atuamos, e essa é uma das lacunas que estamos tentando