TRABALHO
Curso de Bacharelado em Educação Física
Giuliana Giraldelli
Kenji Kido
RELATO DE EXPERIÊNCIA:
Estágio II
Aperfeiçoamento e Treinamento Esportivo
Várzea Grande 2014
1- INTRODUÇÃO
O treinamento desportivo há milhares de anos, no Egito e na Grécia, para treinamento de exército feudal e posteriormente com o surgimento do Jogos Olímpicos. Após as Olimpíadas de Helsinki em 1952 cientistas soviéticos, liderados por Lev Pavilovch Matveev publicam seus estudos e métodos para desenvolver e planejar o treinamento esportivo. Nascia a periodização do treinamento esportivo1. Tais estudos tinham a finalidade essencial para preparação física, técnica, tática, psicológica entre outras, afim de sempre obterem resultados positivos e alta performance.
Nos dias atuais há uma base muito maior de conhecimento em relação a estes seres humanos especiais chamados atletas2. Novos processos e sistemas estão surgindo influenciando os treinamentos esportivos. A Ciência do Esporte e as pesquisas científicas vêm direcionando e enriquecendo a teoria do treinamento físico.
Portanto o presente relatório procura revisar de forma descritiva pautada na revisão dos conceitos elementares que compõe o treinamento esportivo existente na literatura brasileira.
2- DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
O Estágio observacional ocorreu na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) FEF – Faculdade de Educação Física, no ginásio de Ginástica Artística. O treinamento para alto rendimento acontece de segunda a sexta das 14:00 horas às 18:00 horas, e durante alguns sábados das 09:00 às 12:00 horas. A instituição ainda oferece escolinha de iniciação quinta e sexta-feira das 14:00 às 16:00 para o masculino e das 16:00 às 17:00 para o feminino. O treinamento é supervisionado pelo Professor Milton de Abreu.
Em relação à estrutura física as condições são precárias, não há bebedouro, os equipamentos são quebrados e a manutenção é feita dentro do possível