Trabalho
Os signos verbais?
- São formados por duas articulações: a do significado (ou primeira articulação) e a do significante (segunda articulação). As duas funcionam juntas para construir a representação.
Os signos não-verbais?
- 1 Icone : Os signos verbais, portanto, são formados por duas articulações: a do significado (ou primeira articulação) e a do significante (segunda articulação). As duas funcionam juntas para construir a representação.
- 2 Indice : É um tipo de signo que apresenta uma relação direta, causal com o que representa. São exemplos de índices: uma indicação de caminho, um sintoma etc.
- 3 Simbolo: É um tipo de signo que apresenta uma relação convencional com seu objeto. São exemplos de símbolos: a cor vermelha da Coca Cola, símbolos de marcas conhecidas como Wolksvagen, Mc Donald’s etc.
Combinando os signos
Seis elementos básicos : 1) Remetente ou emissor: aquele que produz a mensagem. 2) Destinatário ou receptor: aquele a quem o emissor dirige sua mensagem. 3) Mensagem: é o conjunto das informações transmitidas. 4) Canal: é o meio pelo qual as mensagens circulam: voz, ondas sonoras, excitação luminosa etc. 5) Contexto: segundo Vanoye, “é constituído pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete” 6) Código: constituído por um conjunto de signos e regras de organização.
Sintetizando as funções da linguagem, temos:
Função Emotiva, Função Conotativa, Função Poética, Função Referencial, Função Fática, Função Metalinguística.
O que é língua?
- Pode ser definida um código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem.
O que é linguagem?
-Defini-se como linguagem qulquer sistema de signos socializado.
O que é discurso?
- Segundo J. Luiz Fiorin “discurso é um dos patamares da constituição do significado, em que um enunciador