Trabalho
A Matemática Financeira é muito importante na vida do Administrador de empresas, com ela ele verifica formas de fazer um financiamento, compra produtos com prazos que seja adequado, verifica se as parcelas de um empréstimo estão com juros altos demais e também qual a melhor data para fazer amortização de parcelas devido ao seu capital. Junto com ele trabalha o Contador onde analisam a empresa de forma que fazendo o planejamento tributário consigam diminuir a quantidade ou o valor dos impostos pagos a Receita Federal. E assim diminuir os custos da organização evitando gastos desnecessários ou o pagamento de multa caso deixe de cumprir alguma obrigação fiscal.
Nesse trabalho veremos quais são as funções da Matemática financeira, os Regimes de tributação no país e a diferença de Juros Simples e Compostos, o conceito de Equivalência de Capitais e Sistemas de Amortização.
Desenvolvimento
A Matemática Financeira é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro em um determinado tempo e quantifica as transações que ocorrem no universo financeiro. Ela é de extrema importância para o administrador, pois, com essa ferramenta será possível tomar decisões para atingir o objetivo da empresa, como também na compra de produtos, na aquisição de um bem, na verificação de gastos depreciação e empréstimos.
Mas para que isso seja possível o Administrador deve ter uma visão ampla do seu negócio e também do mercado geral que o rodeia, para que ele possa detectar ameaças internas e externas que possam prejudicar o andamento da empresa e planejar estratégias que resolvam o problema.
No ambiente empresarial a Administração Financeira volta-se para as seguintes funções: Planejamento Financeiro; Controle Financeiro ou controladoria; Administração de ativos; Administração de passivos. A seguir veremos seus conceitos:
Planejamento financeiro
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um