ECONOMIA
Teste 16 Outubro
Introdução
Realidade Social
Ciê ncia s
Soci
ais
Conceito: É o conjunto de fenómenos sociais, que resultam das relações que o homem estabelece entre si e com a natureza. É apenas uma, é única e não se pode compartimentar, apresentando-se um elevado grau de complexidade.
Para podermos compreender e explicar a realidade social, temos de recorrer a um conjunto diversificado de ciências, as ciências sociais, que através das suas diferentes perspetivas de análise, nos darão uma visão mais completa da realidade social total.
Logicamente, quando se estudam os fenómenos humanos, será necessário reunir as diversas ciências que contribuem para a sua compreensão. A esta associação de contributos chamamos interdisciplinaridade. De mo gr afi a
Polí tica So cio log ia Ec on omi a Hist ória Dir eit o
Psi colog ia
Fenoménos Sociais
Cada ciência estuda a mesma realidade social, ou seja, os mesmos fenómenos.
Não há verdadeiramente fenómenos exclusivamente económicos, sociais ou políticos, pois os fenómenos são totais. A economia estuda a dimensão económica dos fénomenos sociais.
Para tratamento dos dados a Economia recorre à Matemática e à
Estatística.
A Economia é uma ciência porque tem um objeto de estudo, conceitos e terminologia própria.
Objeto da Economia
O
objeto da economia são os fenómenos económicos ligados à produção, à distribuição, ao consumo, à repartição de rendimentos, ao investimento, etc...
Problema Económico
A natureza oferece ao homem um vasto conjunto de recursos que este transforma, de maneira a satisfazer as suas necessidades.
Porém estes recursos não são ilimitados, pelo contrário, eles são escassos e finitos, havendo que ponderar a sua utilização.
Assim torna-se necessário realizar escolhas a fazer opções de como utilizar os recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas, que são múltiplas e ilimitadas.
Escassez: Constitui o principal problema económico e que resulta