UNIVERSIDADE PAULISTA ALIENACAO PARENTAL6
2939 palavras
12 páginas
AutorWellington Macena Gomes
RA: B9942I-0
Relatório de Pesquisa
ALIENAÇAO PARENTAL
(SAP) SINDROME DE ALIENCAO PARENTAL
ASSIS 2015
Autor
Wellington Macena Gomes
RA: B9942I-0
Alienação Parental
(SAP) Síndrome de Alienação Parental
Trabalho destinado à disciplina de Psicologia Jurídica curso, Direito vigente na Universidade Paulista sob a orientação do Professor Dr. Luís Fernando Rocha.
ASSIS
2015
Sumário
Introdução 1
1 Conceito 2
2 Espécies 2
2.1 Genitores 2
2.2 A Criança Alienada: 4
2.3 Consequências destinadas às crianças e adolescentes vitimam de SAP 4
3 Direitos de Personalidade 4
Normatização 5
Jurisprudência 6
Conclusão 10
Referencias Bibliográficas 10
Introdução
O objetivo deste trabalho e discorrer sobre Síndrome de Alienação Parental (SAP), trazendo consigo informações pertinentes ao assunto opiniões estudiosos da área. Apesar de ser antigo este assunto começou a ter maior interesse partir da Lei nº 12.318/10.
Inicialmente abordaremos seus conceitos, trazendo situações exemplificadas de Alienação Parental tanto os presentes na lei supracitada quanto as experiências acompanhadas por profissionais.
Discutiremos como a prática de atos de alienação parental pode interferir no exercício dos direitos de personalidade, que, em tese, são irrenunciáveis.
Em seguida, faremos uma crítica à concessão de medidas cautelares inaudita altera parte que, por vezes, funcionam como catalisador do processo de alienação parental, afastando cada vez mais o filho e o genitor alienado.
Por fim, traremos sugestões de meios de combate à alienação parental e como o Poder Judiciário pode auxiliar para o fim de tal prática.
”Ter um filho e escolher ter para sempre um coração fora do corpo”
1 Conceito
Síndrome de Alienação Parental Conhecida também pela sigla em inglês PAS, onde e proposto por Richard Gardnerem 1985 para situações onde pai e mãe de uma criança a treinam para romper laços afetivos com o outro genitor,