TRABALHO
Álcool primário: tem o grupo hidroxila ou oxidrila ligado a um carbono primário, como exemplo o etanol.
Álcool secundário: têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário, isto é, um átomo de carbono que está ligado a apenas dpois outros átomos de carbono. É o caso do 2-propanol
Álcool terciário: têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário. Como o 2-metil-2 propanol e o trimetilcarbinol.
Metanol: O metanol ou álcool metílico é um biocombustível altamente inflamável, obtido através da destilação de madeira ou através de gases de origem fóssil. Suas propriedades são semelhantes ao etanol, porém é um produto poluente.
O metanol além de tóxico, o que provoca irritação nos olhos, dor de cabeça náuseas etc. sua chama é praticamente invisível, o que dificulta o controle do fogo.
Uso: O metanol é principalmente um solvente industrial, pois ele dissolve alguns sais melhor do que o etanol, é utilizado na indústria de plásticos, na extração de produtos animais e vegetais, e como solvente em reações de importância farmacológica, como no preparo de colesterol, vitaminas e hormônios. É matéria prima na produção de formaldeído. É usado no processo de transesterificação da gordura, para produzir biodiesel.
Etanol: O etanol é extraído de matérias primas, plantadas e colhidas a cada estação, entre elas, a cana de açúcar, o milho, trigo, cevada etc. sendo a cana de açúcar a mais produtiva, onde o processo de fabricação é realizado em grandes usinas.
O etanol faz parte dos biocombustíveis, entre eles, o biodiesel e o biogás, fontes de energia que emitem muito menos gases poluentes em comparação com os combustíveis fósseis.
Uso: encontrado embebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de