trabalho
CURSO serviço social
O ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Wenceslau Braz
2015
O ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Trabalho apresentado às disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Políticas Setoriais Contemporâneas, Pesquisa Social e Oficina de Formação da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Professores: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, rodrigo Zambon.
Wenceslau Braz
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 o assistente social no âmbito educacional 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo falar sobre o assistente social no âmbito educacional, bem como explicar o papel do serviço social na sociedade. Falar da educação é observar a escola como um espaço de problematização social, pois os educandos levam seus conflitos, sua realidade, seus costumes determinados pela questão social, momento em que o assistente social pode trabalhar para facilitar as relações humanas construídas dentro e fora da escola, propondo ações que levem em consideração a realidade representada pela demanda.
2 O ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL
A utilização de instrumento técnico-operativo pode ser visto como uma tática ao realizar uma ação profissional, onde a técnica e os instrumentos utilizados refletem o uso criativo instrumental com o uso da disposição técnica.
As políticas sociais, além de sua dimensão econômico-política (como mecanismo de reprodução da força de trabalho e como resultado das lutas de classes) constituem-se também num conjunto de procedimentos técnico-operativos, cuja componente instrumental põe a necessidade de profissionais que atuem em dois campos distintos: o de sua formulação e o de sua implementação (BOHERING, 2008).
Como prática profissional o assistente social