TRABALHO
SERVIÇO SOCIAL
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Petrolina-PE
2013
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação social, Política Econômica do Brasil, FHTM do Serviço social].
Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
Petrolina-PE
2013
Sumário
1. Introdução--------------------------------------------------------------------------04
2. Desenvolvimento--------------------------------------------------------------05 e 06
3. Conclusão------------------------------------------------------------------------- 07
5. Referências-----------------------------------------------------------------------08
A Questão dos Afrodescendentes
Introdução:
O texto procura fazer uma analise sobre a questão dos Afrodescendentes no Brasil, e a forma como a sociedade vem reagindo ao racismo, exclusão, desigualdade sócio-econômica e a violência vivenciada pelos negros na sociedade atual. Destacando alguns pontos sobre essa temática, que remota desde o descobrimento do Brasil, alcançando os nossos dias.
A questão racial no Brasil, a história dos seus conflitos e problemas, envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nas origens da Sociedade Colonial, o nosso país ficou marcado pela questão do racismo e , principalmente pela exclusão dos negros. Mais que uma simples herança do nosso passado, essa problemática social toca o nosso dia-a-dia de diferentes formas.
A escravidão como prática em nosso país é profundamente disfarçada. Talvez não se venda mais o corpo do negro ou do trabalhador como outrora, porém, infelizmente, se negocia com a sua identidade, imputando-lhe uma “carga” de