fundamentos metodologia da lingua portuguesa
Quarto semestre
Luci Kelly Da Silva Neves Ribeiro RA 7928701714
Aparecida Pereira Santana RA 7529658006
Atividades Práticas e supervisionadas
Fundamentos e Metodologia de língua portuguesa
Professor-Tutor EAD: Silvana Do Nascimento
Ribeiro
HORTOLÂNDIA/SP
2015
Introdução
este trabalho tem como objetivo, pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, variações linguísticas, problemas da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância e o poder da língua, e seus gêneros literários. como também apresentar os preconceitos que envolvem a linguística.
Aquisição da linguagem
Á linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna A respeito desse processo, há boas razões para afirmar que a aquisição da primeira línguaé a maior façanha, de um processo individual, que podemos realizar durante toda a vida. Explicar esse processo é hoje considerado uma das tarefas centrais da lingüística. Muitos estudos nesta área se associam a psicolingüística . A maior base de dados nesta área é o Child Language Data Exchange System1 . Em tradução livre, significa "Sistema de
Intercâmbio de Dados da Linguagem da Criança".
A linguagem é o meio de adequação do indivíduo a sociedade. Linguagem como meio tradicional de comunicação é o instrumento de transmissão de idéias, bem como da ocultaçao dessas, da alienação e da segregação. A linguagem é o item que se une ao convívio social como construtor das práticas sociais condicionadas e da identidade psicológica do homem.
Um indivíduo que fica isolado da sociedade e aprende a linguagem tardiamente, tem uma percepção mais aguçada da realidade, suas ideías não se limitam a símbolos ou abstrações, como palavras ou idéias que distorcem os conceitos.
Suas "portas da percepção" estarão abertas, pois seu conhecimento de mundo está livre de "préconceitos", ou seja, idéias perpetuadas pela sociedade, ditas como verdadeiras, mas que se analisadas