Aula 1 Exercc3adcio
1) Reflexões e análises
(...) Já no século XIX os cientistas sociais estabeleceram uma linha divisória entre as sociedades contemporâneas “civilizadas” as chamadas sociedades complexas – e as “pré-civilizadas”, as chamadas simples ou primitivas. O pressuposto implícito nessa concepção era o de que todos os grupos sociais haviam passado por etapas mais primitivas. Alguns teriam evoluído até chegar ao ponto em que os europeus (e as nações “civilizadas” pelos europeus) se encontravam. Outros continuariam marcando passo, permanecendo no mesmo estado durante século (seriam as tribos africanas e americanas, entre outros grupos). PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Atual, 1988. p.23.
Explique a concepção de história contida no fragmento acima e responda as questões com base no que foi discutido na aula e em seus conhecimentos:
a) É possível falarmos na existência de povos superiores e inferiores?
b) Existe progresso histórico?
Exercícios de múltipla escolha:
1) (Fuvest –SP) Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem – pode-se afirmar que:
a) foi posterior no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para América.
c) como tantas outras invenções, teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (índia e China) em na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
2) (Fuvest – SP) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, Estados Teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é:
a)