Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
RUTH AIRES LIMA – RA:425915
LARICE ANDRADE DE SOUZA – RA 428931
LUZIA RODRIGUES DE OLIVEIRA - RA:424582
KATIA CIRLENE PONTES MEDEIROS - RA:437638
RAFAEL DE OLIVEIRA MALVEIRA - RA:8314754086
Pedra Branca - CE
15 de Abril de 2015
Introdução
É a linguagem falada ou escrita expressa por outras formas é aquilo que usamos para nos comunicar no cotidiano com outras pessoas. Ela é de suma importância em nossa vida por que, como forma de linguagem, serve para pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar, cooperar, de forma que os indivíduos participem do mundo social. Por meio dela se pode, se pode manipular atos e pensamentos uma vez que a compreensão da arbitrariedade da linguagem pode permitir ao homem a problematização dos modos de ver a si mesmos e ao mundo, das categorias de pensamento.
As crianças não falam como os jovens, adultos ou idosos. O sujeito aprende a sua língua em convívio com a família, amigos, com as pessoas que estão ao seu redor e que participam do seu cotidiano .Cada um vai assimilando os usos linguísticos daquele grupo, ainda que construindo a seu modo esse seu saber.
Sendo assim esta apresentação destina-se a pincelar os diversos meios que a língua portuguesa utiliza nas diversas partes do território brasileiro.
Principais diferenças entre a linguagem verbal e a escrita
Linguagem é a representação do pensamento, por meio de sinais, os oportunizam a comunicação e socialização.
Linguagem verbal é aquela que utiliza a palavra para a comunicação.
Linguagem não verbal é aquela que se utiliza de gesto, imagens, escrita, movimentos, imagens, etc. A língua é o código formado pelas palavras, com regras e combinações para a interação entre as pessoas. Variações linguísticas são as modificações que ocorrem na linguagem, causada por influencia, da condição social, regionais, culturais e históricas, a qual