Laborat RioMental EDUARDAeROGER 3A
1813 palavras
8 páginas
LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULOSerá que os seres humanos são realmente onívoros?
Eduarda Heinlik
Roger Oliveira
3° Ano A
Março 2015
São Paulo - SP
Hipótese explicativa Mesmo os seres humanos apresentando uma dieta onívora, aspectos anatômicos e evolutivos levam a pensar na possibilidade de que o Homo Sapiens é, na verdade, um ser herbívoro.
Bases conceituais
Arcada dentária
Uma das principais bases conceituais que fundamentam a hipótese é a comparação da arcada dentária das diferentes dietas. Carnívoros têm arcadas dentárias longas e pontudas com os caninos extremamente desenvolvidos. Já herbívoros têm os molares mais desenvolvidos e uma arca dentária mais achatada e redonda.
Arcadas dentárias de um macaco, um Australopithecus e um humano.
Considerado vestigiais, os terceiros molares, no entanto, estão presentes em ancestrais humanos e tinham função de mastigação (de vegetais). A superfamília Hominoidea apresenta está mesma característica e têm uma dieta majoritariamente herbívora, tendo carne como, no máximo, 5% da alimentação.
Mandíbula inferior de um Australopithecus africanus.
Apêndice cecal
O apêndice cecal ou vermiforme está localizado no ceco, parte do intestino grosso e, em animais herbívoros, tem função de quebrar as moléculas de celulose. Em seres humanos, o apêndice cecal é considerado um órgão vestigial, muitas vezes sendo retirado para evitar ou combater infecções (apendicite). Em 2007, no entanto, foi noticiado que um estudo realizado na Duke University Medical School e publicado na revista Journal of Theoretical Biology revela que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo.
Nesse sentido, alguns cientistas defende que o apêndice é, na verdade, parte do sistema imunológico. O apêndice funciona como um “berço” para as bactérias que auxiliam na digestão. Alguns pássaros possuem na mesma localização uma bolsa ("bursa") que é responsável pela produção de