trabalho
Ibotirama-BA
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Ibotirama-BA
2013
INTRODUÇÃO
O estudo dos elementos condicionantes das políticas sociais no Brasil não constitui tema inovador no âmbito da produção científica do Serviço Social. Diante disto, falaremos sobre a Política Social no Brasil, mostrando a importância da construção dos direitos e políticas sociais no Brasil, tema e título desta pesquisa, é um estudo preliminar em que buscamos demonstrar que a Assistência Social poderá constituir-se em uma estratégia para minimizar as situações de desigualdades sociais na medida em que seja incorporada à nova concepção de assistência enquanto direito exigível, vocacionada para o atendimento das necessidades sociais.
Todavia, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os direitos conquistados historicamente e a dificuldade de tornar essa conquista como política pública de fato, mesmo após a sua inclusão na Constituição Federal de 1988, onde a Assistência Social adquiriu o status de direito. Portanto, a necessidade desse resgate partiu da inquietação de conhecer melhor quais as etapas desse processo, seus desdobramentos, os atores envolvidos e as particularidades dessa trajetória histórica.
Entretanto, tendo em vista os objetivos deste estudo, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, cuja finalidade foi proporcionar uma aproximação com o tema, com vistas a torná-lo mais explícito. Porém, de toda maneira buscamos explorar o fenômeno buscando a lógica de sua gênese e desenvolvimento, com o intuito de compreender os diversos aspectos, conexões e relações, procurando entender a historia enquanto um processo de criação e recriação das necessidades humanas.
Por fim, mostraremos que a constitucionalização dos direitos humanos fundamentais trouxe a sua