Trabalho
Um dos princípios básicos da Física diz que a energia pode ser transformada ou tranferida, mas nunca criada ou ser destruída. Energia é uma grandeza escalar e está relacionada à capacidade de produzir movimento. No SI, a unidade de energia é o joule (J).
Diversas são as formas de energia encontrada, transformada, utilizada em nosso dia a dia. Podemos ciitar duas formas de energia potencial: A Gravitacional e a Elástica.
Energia Potencial Gravitacional: é uma forma de energia armazenada por determinados corpos em razão da atração mútua entre suas massas e a posição relativa entre eles.
Para uma pessoa saltar de um bungee jump, ela deve subir em uma “plataforma” para armazenar energia potencial gravitacional relativo à altura da que ela se encontra (altura da plataforma) com relação ao solo terrestre.
Epg = m.g.h
Epg = energia potencial gravitacional (J0 m = massa (kg) g = aceleração da gravidade (m/s²) h = altura (m)
Através desta expressão vemos que a energia potencial gravitacional é calculada em função da altura em que o corpo se encontra; logo, a energia potencial do saltador com relação ao solo terrestre adquire valor maior que zero e com relação à plataforma, momento antes do salto é igual a zero.
Energia Potencial Elástica: é uma forma de energia armazenada por molas em virtude de deformações sofridas por elas.
As molas de um carro, quando comprimidas (deformadas), armazenam energia potencial elástica e tendem a restaurar o carro para sua posição de equilíbrio.
Epel = (1/2).kx²
Epel = energia potencial elástica (j) k = constante elástica da mola (N/m²) x = deformação sofrida pela mola (m)
A energia potencial elástica é calculada através da expressão anterior em função da deformação sofrida pela mola; logo se não há deformação não se tem energia potencial elástica.
Energia potencial gravitacional
Da interação gravitacional entre a Terra e um corpo surge a energia potencial gravitacional. Uma