Filosofia
* Filosofia = saber racional * Cultura = o mundo do saber, do agir e do fazer do homem * A filosofia (parte) faz parte de um todo (cultura). * PARADOXO: A parte busca explicar o todo.
“O paradoxo inicial da filosofia reside no fato de ser ela uma obra da cultura na forma de um saber racional que traz em si a intenção de compreender e explicar o todo da realidade e, por conseguinte, a própria cultura da qual procede.” * Ao dar racionalidade à cultura, a filosofia acaba, portanto sendo autoexplicativa.
“...tarefa teórica de dar razão da própria cultura e, consequentemente, de si mesma.” * A racionalidade sobre a cultura é o que determina a diferença entre oriente e ocidente. * Ocidente: nossa necessidade de autointerrogação é o que nos faz racionais. * Liberdade + razão
“...cultura que aceitou legitimar socialmente o livre uso da razão demonstrativa ou, para usar um termo grego, da lógica. A filosofia passa ser então ‘a forma exemplar da vida segundo a Razão’”. * Dialética cultura grega e ocidental atual:
“a filosofia é um dos elos que nos unem à cultura grega clássica e que asseguram a continuidade daquela tradição cultural que denominamos cultura ocidental.”
2) Reale: Ciclos de cultura e constelações axiológicas * Historicidade da cultura:
“Toda cultura é histórica e não pode ser concebida fora da história” * Hierarquia: A cultura é dominada por uma axiologia (valores) dominante * Axilogia: constitui-se por valores que são suscetíveis a uma ordenação gradual de hierarquia * Valores relativos: mudam de acordo com os valores de determinada cultura em determinado período histórico * Questionamentos: Há valores fundamentais ou são todos relativos? Se há fundamentais, quais são eles? Econômicos? Humanos? A própria vida?
* Conclusão de que há tipologias do homem e que por isso:
“Não haveria, assim, valores fundamentais de caráter universal, mas em função de