Trabalho
Espelho esférico é qualquer superfície refletora com a forma de uma calota esférica. São dois os tipos de espelhos esféricos: côncavo e convexo.
Para que um espelho esférico apresente nitidez na formação da imagem de um ponto objeto, é preciso que satisfaça as condições de nitidez de Gauss: * O espelho deve ter pequeno ângulo de abertura (a≤10°); * Os raios incidentes devem ser próximos ao eixo principal; * Os raios incidentes devem ser pouco inclinados em relação ao eixo principal.
RAIOS PARTICULARES * Para os espelhos côncavos de Gauss, todos os raios luminosos que incidem ao longo de uma direção paralela ao eixo principal, convergem para um mesmo ponto, que é chamado de foco.
* Para os espelhos convexos, os prolongamentos dos raios refletidos passam pelo foco.
* Todo raio de luz que incide passando (efetivamente ou apenas o seu prolongamento) pelo centro de curvatura volta sobre si mesmo.
* Para os raios incidentes que passam pelo vértice, os raios refletidos formarão o mesmo ângulo (em relação à normal pelo vértice) que os raios de incidência.
É possível determinar algebricamente a posição e características da imagem formada pelo espelho esférico através da equação de Gauss:
PROCEDIMENTO
PROCEDIMENTO 1:Espelho Côncavo - Descrição qualitativa das imagens. * O banco ótico foi montado como na figura acima. * O espelho côncavo foi colocado a uma distância de aproximadamente 300 mm do objeto, de modo que a luz refletida incidisse no anteparo posicionado junto ao banco ótico. * O anteparo foi ajustado de forma que a imagem obtida fosse a mais nítida possível. * Os procedimentos anteriores foram repetidos para as outras posições do objeto indicadas na tabela 3.1, onde estão registrados os resultados obtidos.
Tabela 3.1. Descrição qualitativa das imagens obtidas com um espelho côncavo. Distância do objeto ao espelho (mm) | Características das imagens | Direita/Invertida | Maior/Menor/Igual