Trabalho
Concentração de gases que provocam efeitos de estufa atingiu em 2013 valores inéditos, lê-se no boletim anual da Organização Meteorológicas Mundial (OMM)
‘’O Alarme está a tocar’’, disse Genebra (Suíça) Michael Jarraud, secretário-geral daquela agência da ONU, segundo o qual é necessário ‘’reverter esta tendência e cortar as emissões de CO2 e outros gases de efeito de estufa em toda a linha’’. Alertou inclusive: ‘’ Estamos a ficar sem tempo. Alegar ignorância já não pode ser usado como desculpa para não agir.’’ A taxa de crescimento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera entre 2012 e 2013 representa o maior aumento anual das últimas três décadas. No ano passado, o volume de CO2 chegou a 396 partes por milhão, uma taxa de acidez recorde para os oceanos. ‘’ O dióxido de carbono permanece centenas de anos na atmosfera e por um maior período de tempo no oceano. O efeito acumulado das emissões do passado, presente e futuro deste gás terá repercussões no aquecimento global e na acidez dos oceanos’’, advertiu Jarroud.
O boletim indica também que a capacidade da terra em conservar a energia solar ou devolvê-la ao espaço, fenómeno que contribuiu para o aquecimento global, aumento 34% entre 1990 e 2013, em consequência dos gases do efeito estufa como o CO2, o CH4 e o N20. 10/09/14 A causa dos diversos problemas ecológicos existentes atualmente devem-se sobretudo aos atos inconscientes do ser humano. A notícia acima exposta revela um dos muitos problemas que enfrentamos hoje em dia divulgando as consequências das nossas incautas atitudes, que estão a contribuir para a extinção de diversas espécies assim como da nossa a longo prazo.
Enquanto