Para Al M Das Quest Es Legais E Burocr Ticas De Implanta O E Implementa O Da Lei N 11
Nesse sentido, o primeiro capítulo do livro discute a entrada da criança de seis anos na escola sob o ponto de vista legal, bem como esclarece, baseado nos documentos do Ministério da Educação, as dúvidas mais frequentes sobre essa nova configuração.
No capítulo 2, são apresentados os problemas acerca do direito da criança à infância e à educação e sua entrada no primeiro ano, assim como esclarece a relevância da organização do trabalho pedagógico das escolas que irão recebê-la.
A autora do capítulo 3 indica a necessidade de repensar o espaço e o tempo vivenciado pela criança no contexto escolar, propondo a articulação entre as áreas do conhecimento.
Este estudo tem como tema o Ensino obrigatório de Nove Anos, que prevê o ingresso da criança no Ensino Fundamental a partir dos seis anos de idade, e não aos sete, como ocorria anteriormente. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre os discursos prescritos nos documentos oficiais referentes ao Ensino de Nove Anos e os sentidos construídos pelos educadores que estão vivendo a implantação dessa proposta em suas salas de aula. O estudo, ancorado na matriz histórico-cultural, partiu de documentos e entrevistas com professoras e com supervisoras da Rede Municipal de Ensino, em um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados das entrevistas com as professoras foram organizados em dois eixos temáticos que representam as principais questões identificadas por elas, relacionadas