Trabalho
- Definir fotossíntese;
- Formação de compostos orgânicos : Açúcar e amido ;
- Definir a importância da fotossíntese;
- Definir estruturas envolvidas na fotossíntese.
- Definir obtenção e absorção de luz, importância da clorofila.
3. Introdução
Fotossíntese é um processo físico-químico, que ocorre dentro da célula vegetal, realizado pelos seres vivos clorofilados (de cor verde), que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar. Como produto da fotossíntese temos o açúcar, representado pela glicose e é o nutriente ricamente energético que o vegetal utiliza para as suas atividades metabólicas. As moléculas de glicose (açúcar simples) em excesso se unem e formam o amido (açúcar complexo) que fica armazenado principalmente nas raízes e caules.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos( não produzem seu próprio alimento) seriam incapazes de sobreviver porque ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. A fotossíntese também fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos, sendo essencial para a manutenção da vida na Terra A fotossíntese ocorre graças a clorofila que, através da luz solar transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio. Ela se localiza em organelas chamadas cloroplastos, que no seu interior, apresenta uma matriz: o estroma e um sistema de membranas, que forma um conjunto de sacos achatados em forma de discos chamados de membrana tilacóide e é onde está contida a clorofila. Ao conjunto desses discos empilhados dá-se o nome de granum.
A fotossíntese ocorre em duas fases: fase clara (fase dependente da luz solar) é a primeira fase do processo fotossintético e essa