Trabalho
Aluno: Matheus Eugênio
A NATUREZA DO DIACONATO
I. DEFINIÇÃO
Em primeiro lugar precisamos saber que a palavra diácono é originária do vocábulo grego diákonos. Na Grécia clássica, diácono era o encarregado de levar iguarias à mesa e manter sempre satisfeitos os convidados (garçom). Na Septuaginta os servos eram chamados de diáconos porém não desfrutavam da dignidade que hoje usufruímos. Estes eram encarregados de socorrer os pobres e necessitados e eram considerados meros serviçais. Aos olhos judaicos esse cargo não era honroso.
II. A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO
O diaconato é o único ministério cristão a originar-se de um fato social, surgiu de uma necessidade da igreja primitiva: descontentamento social e socorro às viúvas helenistas.
Vejamos o texto de Atos 6.1-7:
1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,
6 e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
7 E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.
Podemos observar aqui três razões que levaram os apóstolos a instituírem o diaconato:
1) O crescimento da igreja: Do pentecostes à instituição do diaconato a igreja primitiva cresceu de maneira vertiginosa, de aproximadamente três mil pessoas passou logo a cinco mil. A partir o