Inicio De TCC
O Alto-forno é a principal ferramenta utilizada para a obtenção do aço, o qual tem como matéria prima o minério de ferro. Juntamente com o minério é adicionado o coque, onde é considerado o agente redutor dos óxidos de ferro, originando assim o gusa, que contém cerca de 4% de carbono e impurezas obtidas da reação. O ferro-gusa obtido no alto forno é transportado geralmente na forma de liquido, para um forno de produção de aço. (SMITH 1998).
O aço carbono é formado basicamente de uma liga de ferro com carbono, com um teor máximo de 1,2% de carbono, onde os aços mais comuns utilizados no mercado cotem menos de 0,5% de carbono. (SMITH 1998).
O aço 1008 apresenta uma media a elevada resistência mecânica e com ductilidade e tenacidade suficientes para a realização da obra,
(Pag. 487, 515,)
Forças e tensões
A tensão atuante nada mais é que a intensidade das forças distribuídas numa certa seção transversal, a qual é representada pela letra grega σ(sigma) e é obtida pela equação (1)
De acordo com o sistema internacional a carga P é expressa em newtons (N) a Área (A) em metros quadrados ), assim a tenção () é expressa por unidade também conhecida como Pascal (Pa).
Para indicar quando a tensão é de tração o sinal do resultado obtido será positivo, já o sinal negativo, indica quando a tensão é de compressão. (Beer & Johnston Jr., 1995)
Forças axiais e tensões normais
A equação citada anteriormente nos define o valor médio da tensão na seção transversal, e não o valor específico, mas na prática vamos assumir que as tensões são uniformes em uma barra carregada axialmente, sendo assim o valor da tensão é adotado igual o valor da tensão media, obtido pela equação (1). (Beer & Johnston Jr., 1995)
Sendo assim devemos compreender que quando usamos uma distribuição uniforme de tensões, ou seja, quando adotamos que as forças internas estão uniformemente distribuídas ao longo da seção, entende-se que a resultante das forças esta aplicada no centroide a seção